quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

"Ler devia ser proibido" - um vídeo genial

Comecemos por uma afirmação ao mesmo tempo óbvia e fundamental: ler é importante. Não apenas para conseguir boas notas em Português. Não apenas para conseguir boas notas nas outras matérias. Não apenas para passar no vestibular. Mas, acima de tudo, para a gente se desenvolver como ser humano e cidadão em todas as suas potencialidades.
Parece que se está afirmando algo vago, mas não é. Basta analisar atentamente o que se apontou acima. Graças à leitura, um universo imenso se abre à nossa frente. Graças à leitura, entramos em contato com diversas áreas do conhecimento, o que nos possibilita o desenvolvimento de um grande número de habilidades. Ela, enfim, é a porta de entrada para o nosso engrandecimento.
Tudo isso já está batido. Mas o bom seria se fosse tão praticado quanto difundido. É preciso entender que não basta valorizar a leitura – é preciso praticá-la. E quanto mais se lê, mais craque se fica nessa atividade. Se você não sabe disso, experimente. O começo pode dar trabalho, mas depois que se pega o gosto...
E um bom exercício inicial seria analisar (o que não deixa de ser uma leitura) o vídeo apresentado acima.  Há nele o emprego intenso de uma figura de linguagem. Qual é ela? E note também que ela está sendo utilizada de uma forma diferente da que é usada costumeiramente. Em que consiste essa diferença?

Nenhum comentário:

Postar um comentário