domingo, 22 de março de 2015

O Sorriso de Mona Lisa: uma lição de texto

A eficiência tanto na leitura quanto na redação só é obtida quando se tem em mente que um texto não é apenas um amontado de frases e ideias, mas um conjunto que se sustenta pela ligação entre tais elementos. Essa é uma regra sagrada que precisa ser lembrada sempre, pois dela depende a compreensão do mundo e de nosso papel nele. E para exemplificação de como esses mecanismos de articulação garantem significação, seria interessante a análise do arquifamoso Mona Lisa, que Leonardo da Vinci (1452-1519) pintou por volta de 1505.
Inicialmente, quando olhamos para a paisagem que está atrás da Gioconda, notamos um fenômeno interessante: a linha do horizonte à direita é mais alta que a da esquerda. Cria-se então uma perspectiva impossível, estando o ponto de vista da direita mais alto que o da esquerda.
No entanto, a distorção provocada pelos horizontes impossíveis não é uma falha. Na verdade, é um ingrediente muito bem planejado, uma peça importante na articulação do texto imagético e que contribui para sua significação. Para comprovar essa qualidade, basta observar que não é à toa que a união das duas perspectivas se dê atrás da cabeça da nobre florentina. Trata-se de uma técnica que destaca justamente essa região do corpo da retratada.
Mas, qual a finalidade de se realçar o rosto da Gioconda? A resposta a essa questão é guiada pelo próprio quadro, que orienta a nossa visão. O horizonte à direita faz nosso olhar movimentar-se para cima, ao passo que o horizonte à esquerda produz um encaminhamento contrário. Assim, temos a impressão de que os lábios de Mona Lisa se elevam ligeiramente à direita, como se estivessem prestes a sorrir. E esse gesto é dirigido a nós, o que se nota pelos olhos, coincidentemente (ou não) também voltados para direita.
Dessa forma, o sorriso de Mona Lisa é um signo que não funciona sozinho. Se eliminarmos todos os elementos do quadro e ficarmos apenas com os lábios da Gioconda, já não teremos mais certeza, muito menos a impressão de que ela está sorrindo. Esse gesto só aparece quando conjugado a outros elementos, como os horizontes e o olhar da florentina.

A conclusão que se tira é cabal e igualmente vital para o grato trabalho de leitura e redação: Mona Lisa só sorrirá para nós, ou seja, um texto só entregará seu sentido quando observarmos a ligação que há entre os diferentes elementos que o compõem.

3 comentários:

  1. Simples, direto e objetivo...bem vindo de volta, Magriço

    ResponderExcluir
  2. Lau, hoje você mencionou o idioma alemão na aula de analise de texto. Gostaria que vc fizesse um post tratando desse idioma.

    ResponderExcluir