No próximo final de semana ocorre mais
uma edição do ENEM, prova que, apesar dos tropeços dos últimos tempos,
conseguiu ganhar importância no universo dos vestibulandos. Infelizmente,
de um valioso termômetro do nível de ensino do País, transformou-se em um
gigantesco vestibular, além de ferramenta de marketing de inúmeras utilidades. Entretanto, é mais útil
discutir o que o examinando precisa ter em mente neste domingo na prova de
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
O ENEM avalia competências e
habilidades (o que não significa que não tenha vez por outra um lado
conteudista). Assim, o que o candidato precisa demonstrar é sua
capacidade de leitura e interpretação de diferentes tipos de texto, a
matéria-prima da prova. Dessa forma, é importante reconhecer e
entender diversas modalidades textuais e captar como elas funcionam
socialmente. Portanto, deve-se entender, por exemplo, que um cartaz
apresenta concisão e ligação entre imagem e código verbal em nome da comunicação
imediata, ou que um editorial apresenta elementos argumentativos, que uma
propaganda tem preocupação em fixar a mensagem na mente no leitor, que uma charge
sintetiza em imagem algum tema de clamor social.
Além disso, o candidato deve saber
relacionar diversas espécies de texto, verbais ou imagéticos, buscando não
apenas semelhanças, mas também diferenças. Ou então reconhecer neles quais são
os objetivos do seu autor e a que público se dirige. Num romance de José de
Alencar, por exemplo, a descrição idealizada pode servir para revelar que o
escritor ou queria sofisticar o seu leitor, ou tinha em mente que quem
degustava sua obra era preocupado com ostentação de luxo. Por fim, deve-se
também detectar que estratégias um texto possui para influenciar o seu
receptor. Basta lembrar que é comum propagandas de cerveja sempre
apresentarem gente feliz degustando o produto, dando a entender que se trataria
de um vital elixir da bem-aventurança.
No fundo, o que o estudante vai ter de
captar são os mecanismos de funcionamento de um texto, perceber que palavras
servem para conectar ou retomar ideias, quais termos têm o dom de resumir ou
simbolizar pensamentos ou conjunto de valores. Assim, é de vital
importância saber detectar a função da linguagem predominante - quando em Memórias
Póstumas de Brás Cubas o narrador confessa no primeiro capítulo que
por um bom tempo hesitou se começava sua biografia pelo nascimento ou pela
morte, ele fez com que a narrativa discorresse sobre ela mesma, o que configura
a função metalinguística. Ou então notar como a linguagem pode ser usada para
fazer com que o leitor preste atenção à sua construção, configurando
a função poética, muito bem vista, por exemplo, no largo emprego de
proparoxítonas em "Balada do Mangue", de Vinicius de Moraes, servindo
para representar a situação anormal e canhestra de a feminilidade ser usada
para prostituição. Além disso, o aluno pode ser instigado a reconhecer a
capacidade que os textos têm de preservar nossa identidade e nosso patrimônio
cultural. É o que se vê, por exemplo, no poema "Não Sei
Dançar", de Manuel Bandeira, ou no romance Amar, Verbo
Intransitivo, de Mário Andrade, em que se apresenta o corso: em ambos
descreve-se como se festejava o Carnaval em tempos passados.
Ainda nesse escopo, quem vai prestar
ENEM precisa levar em consideração que a língua é um instrumento
social e, portanto, suscetível a variações ligadas ao contexto em que é utilizada.
Logo, não existe um padrão único, mas vários, que são os níveis de
linguagem, todos legítimos, cabendo apenas observar em que situações são
adequados. Deve-se então aceitar que a publicidade, entre tantos outros
gêneros, utiliza linguagem coloquial para garantir maior alcance à sua
mensagem. O que não significa que o padrão culto perdeu sua utilidade: há momentos
em que ele é vital, como na documentação científica ou na redação de
regulamentos.
Com relação ao corpo, não se deve
esquecer que ele é capaz de carregar e transmitir significados,
promovendo a criação de identidade, a integração social e a satisfação de
necessidades cotidianas. Quando se dança, por exemplo, pode haver uma
preocupação em seduzir, divertir, assim como quando se pratica esporte pode
estar-se buscando conhecer pessoas ou mesmo competir e garantir a primazia
dentro de um grupo social. Ou ainda garantir melhor qualidade de vida. Nesse
aspecto, há sempre uma questão que apresenta um texto que versa sobre a
necessidade de mudança de hábitos corporais em nome da saúde.
O ENEM cobra também a análise da arte em
suas múltiplas manifestações, todas legítimas, não importando se é um
quadro de Cézanne, um concerto de Bach, um grafite nos muros de São Paulo ou o
funk erotizado e marginal dos morros do Rio de Janeiro ou de ostentação da
periferia de São Paulo. Seguindo essa linha, é vital entender que o
conceito de beleza, essencial para a manifestação artística, não é universal,
pois é um fenômeno cultural e, portanto, relativo: tanto é
bela uma top model como Gisele
Bündchen quanto uma miss plus size ou mesmo uma mulher de
pescoço de girafa da Tailândia.
Dentro do campo artístico, atenção
especial deve ser dada à literatura. É importante perceber que
esse tipo de produção está sempre inserido em seu momento e por isso
revela características do seu contexto histórico, social e político. Assim,
deve-se lembrar, por exemplo, que o Romantismo, surgido 14 anos após a
independência do Brasil, acaba naturalmente expressando ideais nacionalistas.
Ou que o Primeiro Tempo Modernista, surgido numa época em que a industrialização
de São Paulo já se estava mostrando marcante, acabaria tendo tendências
futuristas. Mas é também importante notar dentro dos textos
literários quais concepções de sua função ou do processo de construção eles
apresentam: um romântico acreditaria que sua arte é essencialmente
emoção e, se a obra conseguiu tocar o coração do leitor, já cumpriu sua
função estética, sem que haja preocupação com a forma, o que é o
oposto da visão parnasiana, que põe em primeiro plano o artesanato da palavra,
ou do Realismo, que privilegia a crítica social. Além disso, é necessário
lembrar que certos temas não se prendem a uma escola literária: a valorização
da cultura popular, por exemplo, pode ser vista no Romantismo e no Modernismo,
assim como o endeusamento da mulher está presente no Trovadorismo, no
Classicismo, no Romantismo e no Modernismo de Vinicius de Moraes.
Ademais, o candidato precisa estar
antenado às novas tecnologias, sabendo identificá-las, além de mostrar-se
capaz de entender seu funcionamento e o impacto social que elas provocam na
comunicação e na difusão de conhecimento. De fato, a internet tem servido para
que ideias circulem de maneira espantosa, não apenas nas redes sociais, em que
pessoas trocam informações, opiniões e conhecimento, mas também em comunicadores
instantâneos (as chamadas mídias síncronas) ou e-mail e fóruns (as chamadas mídias
assíncronas). Basta lembrar como as manifestações de rua de junho de 2013 ou
mesmo as últimas eleições foram alimentadas pelo Twitter e Facebook. Ou então
como o contato com arte e entretenimento ganhou novas dimensões, pois a
qualquer hora é possível ver um programa de 2014 ou de 1969 pelo
Youtube ou Netflix. Livros podem ser lidos em pdf, músicas ouvidas em mp3, o
que faz a produção intelectual alcançar um nível antes inimaginável, ao mesmo
tempo em que questões como direitos autorais passam a ser repensadas.
Por fim, muita atenção deve ser dada à
dinâmica de uma questão do ENEM, muito diferente da de outros vestibulares.
Esse grande exame nacional apresentará sempre um texto estímulo, um enunciado
que inicialmente o contextualiza ou o resume e – o mais importante – uma última
oração que apresenta um comando que deve ser atendido. Vejamos um exemplo:
(Disponível em
www.ccsp.com.br
Acesso em: 26
jul.2010 – adaptado.)
O anúncio publicitário está internamente ligado ao
ideário de consumo quando sua função é vender um produto. No texto apresentado,
utilizam-se elementos linguísticos e extralinguísticos para divulgar a atração “Noites
do Terror”, de um parque de diversões. O entendimento da propaganda requer do
leitor
a) a identificação com o público-alvo a que se destina
o anúncio.
b) a avaliação da imagem como uma sátira às atrações
de terror.
c) a atenção para a imagem da parte do corpo humano
selecionada aleatoriamente.
d) o reconhecimento do intertexto entre a publicidade
e um dito popular.
e) a percepção do sentido da expressão “noites do terror”,
equivalente à expressão “noites de terror”.
Note que essa questão exige em primeiro
lugar que se entenda que a imagem faz parte de uma propaganda. Além disso,
deve-se perceber o que está sendo retratado: um pé com uma etiqueta colada ao
dedo, o que remete ao processo de identificação de cadáveres em um necrotério.
Dessa forma, o estudante com competência linguística capta uma referência a
algo macabro – coerente com o produto divulgado. Além disso, o examinando tem
que mostrar inteligência ao notar que a grande jogada do anúncio publicitário é
tornar sua mensagem chamativa e para isso é bastante comum o emprego de jogos
de linguagem, como o que aconteceu na frase “Quem é morto sempre aparece”, que surpreende
ao inverter o dito popular “Quem é vivo sempre aparece”. Assim, depois de feita
essa análise, o candidato já tem em mente qual é a resposta antes mesmo de
saber as alternativas apresentadas. Seu trabalho será entender a proposta,
apresentada na última oração do enunciado, e a partir de então meramente
localizar a letra correta, sem se preocupar com a eliminação das erradas. Quem
não entende essa dinâmica acaba muitas vezes caindo em um problema muito comum:
achar que mais de uma alternativa está correta. Na verdade, quem incorre nesse erro,
ou não conhece a matéria cobrada, ou não entende o texto-estímulo, ou (aqui
está a falha comum e mais simples de ser evitada) não leu atentamente o comando
apresentado na última oração do enunciado.
Enfim, a proposta do ENEM, apesar dos
tropeços que o arranharam, é muito bem intencionada: avaliar o aluno
dotado de competência linguística, aquela que fará, pois, um profissional e um
cidadão eficiente. Resta então aO Magriço Cibernético desejar que
seus leitores tenham um excelente desempenho neste final de semana. Boa prova a
todos!
Resumos, análise e comparações.
Para obter o seu,
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