quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ENEM: o que ter em mente neste domingo




No próximo final de semana ocorrerá a edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso ENEM. Então aquele que irá fazê-lo precisa ter em mente algumas características importantes dessa prova, principalmente no que se refere à matéria ligada às preocupações dO Magriço Cibernético.
A começar, a avaliação que se dará no domingo chama-se Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. É importante notar que o nome dela está no plural, o que coloca em destaque o fato de que não existe uma única forma de usar a língua portuguesa, mas várias manifestações dela. Portanto, é errado falar que existe um “português correto” e um “português errado”, como, por exemplo, cantava Renato Russo: “Eu canto em português errado, troco as pessoas, troco os pronomes”. Na verdade, deve-se falar em adequação ou inadequação de um determinado registro a determinado contexto.
Dessa forma, o examinando deve lembrar que existe um padrão culto, um padrão formal da língua, que é aquele ensinado em sala de aula. É o mais apegado às normas gramaticais. Mas não é o único, muito menos o correto. Existe também o coloquial, informal, usado no dia a dia em nossos bate-papos ou na literatura do Modernismo. Ele apresenta marcas de oralidade, como o emprego de “a gente” no lugar de nós, de “em” junto ao verbo ir no lugar de “a” (“vou no banheiro”), além do “troco as pessoas, troco os pronomes”, como na mistura da segunda com a terceira pessoa (“Você não foi na festa ontem? Eu não te vi.”).  Nunca é demais repetir: as duas formas são legítimas, cabendo ao usuário se preocupar com o contexto adequado em que deve utilizá-las. Em situações formais, como uma entrevista de emprego, por exemplo, deve-se usar a norma culta. Em uma situação informal, como uma conversa entre amigos, deve-se usar o padrão coloquial. Mas uma coisa não deve ser esquecida: o padrão culto, por ser associado às classes altas (não que elas de fato o dominem), é o mais prestigiado. Então aqueles que estão preocupados em buscar aceitação na sociedade preocupam-se em abandonar suas marcas de coloquialismos (e até de regionalismo).
Mas há outras formas peculiares de se empregar a língua. Existe a denotação, que é aquela em que as palavras devem ser entendidas em seu sentido primeiro, literal, e a conotação, em que devem ser compreendidas no seu sentido figurado, associativo. Assim, quando se fala que uma pedra é um pedaço de rocha, “pedra” está em linguagem denotativa, pois deve ser entendida ao pé da letra. Mas quando se diz que fulano é uma pedra no sapato, “pedra” já passa a ser entendida em seu sentido figurado, afinal, uma pessoa não pode ser um minério. Aqui está havendo uma associação da ideia de incômodo que o indivíduo provoca ao mal que esse seixo pode causar no calçado de alguém.
Cabe também lembrar que a língua pode ser usada de uma forma estética, chamando a atenção para recursos diversos que chamam a atenção para a sua construção: rima, métrica, repetição de sons, repetição de palavras, oposição de vocábulos, associação inesperada de termos, entre tantos outros. Trata-se, portanto, da linguagem literária, que põe em relevo o que se convencionou chamar de função poética da linguagem, preocupada em destacar as técnicas empregadas na construção da mensagem.
Vale então ter em mente, então, outras funções da linguagem além da poética. Existe a emotiva, que destaca o emissor da mensagem, como no verso de Vinicius: “Eu quero a mulher que passa”. Há também a conativa ou apelativa, que foca quem recebe a mensagem, como se vê em Castro Alves: “Senhor Deus dos desgraçados, / Dizei-me, vós, senhor Deus”. Encontra-se também a metalinguística, que é a que se preocupa em usar a linguagem para falar sobre linguagem, como faz Drummond: “Não faças versos sobre acontecimentos”. É interessante notar que nesse exemplo também ocorre a conativa, o que prova que um texto pode ter a manifestações de mais de uma delas. Ocorre também a função fática, que entra em ação no texto só para verificar se a comunicação está se efetivando, como quando dizemos “entendeu?”, “não é?”, “está certo?” ou quando cumprimentamos alguém, em sinal de que estamos abrindo a possibilidade de comunicação com essa pessoa. Por fim, existe também a referencial, preocupada apenas em passar uma informação, como em “Nos dias 03 e 04 de novembro ocorrerá o ENEM 2012”.
Há também questões nesse exame que se preocupam em mostrar que uma mesma ideia pode se materializar de formas diversas em plataformas diferentes. Então, é comum o confronto entre um poema e uma pintura, entre um texto literário e um texto crítico, para que se notem semelhanças de assuntos e diferenças de enfoque graças às especificidades do material em que se manifestam. Assim, um poema cubista, como o “Poema de Sete Faces”, de Drummond, mostrará sua vinculação a essa vanguarda ao ter sete estrofes justapostas, sem ligação temática entre elas, ao passo que As Senhoritas de Avignon, de Picasso, realizará sua filiação à mesma estética ao exibir as três mulheres da direita ligadas ao padrão europeu de beleza e as duas da esquerda ao padrão africano. Formas diferentes, mas que expressam a mesma técnica: simultaneidade de elementos.

Picasso, As Senhoritas de Avignon (1907)

Além disso, é importante lembrar que todas as formas de manifestações de linguagem são válidas. Assim, para o ENEM o funk é um produto artístico e cultural tão legítimo quanto “Construção”, de Chico Buarque, ou a Nona Sinfonia de Beethoven. Uma pichação tem tanta dignidade quanto A Monalisa, de Leonardo da Vinci. Portanto, esse exame procurará defender de todas as formas a igualdade social, inclusive nas manifestações linguísticas e culturais. Nesse sentido, a redação deve ganhar especial atenção, pois se espera que em sua confecção entre a defesa da cidadania e dos direitos humanos.
Um ponto é importante quanto à Redação. Trata-se do aproveitamento dos textos da coletânea. Além de ser um mecanismo de segurança, que garante que o candidato montou na hora o seu texto, além de ser um apoio para a construção de argumentos, a utilização do painel de textos é outro momento em que o examinando irá mostrar sua capacidade de manipular as informações escritas, ou seja, a sua competência linguística.
Por fim, o clássico conselho. O ENEM não é uma prova difícil. É cansativa, mas não é difícil. Então é necessário ter foco, ler atentamente os textos e principalmente os enunciados das questões. Muitos deles (e não só em Linguagens Códigos e suas Tecnologias) já têm uma pista para a resolução ou até mesmo a própria resposta. Analisá-los cuidadosamente é outra maneira de mostrar a tão requerida competência linguística.
Feitas todas essas observações, resta apenas aO Magriço Cibernético desejar uma boa prova aos que vão prestar o maior exame do país.
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12 comentários:

  1. Olá professor Laudemir. Devo agradecê-lo pelo ótimo post. Realmente, é de grande ajuda. Ah, não querendo ser chato, mas para evitar que alguém confunda, no penúltimo período do terceiro parágrafo está escrito: "Mas uma coisa não deve ser esquecida: o padrão COLOQUIAL, por ser associado às classes altas (não que elas de fato o dominem), é o mais prestigiado.", creio que, pelo contexto, se trate do padrão culto. Até!

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  2. Opa Laudemir! Nao sabia que o senhor tinha blog!!
    Fui aluno seu em 2008/09 na Vergueiro 071.
    Gostei muito do post, o senhor abordou varios temas nele junto ao principal (ENEM) como: tipos de linguagem, alguns trechos de poemas, funcoes da linguagem, etc.
    Muito bom!!!
    Começarei a frequentar seu blog, por favor, continue escrevendo!!

    Abraços

    Alex

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    1. Obrigado pelos elogios. E o blog tem texto todo domingo e quarta. Já deu uma olha em tudo o que foi escrito? Há comentários sobre todas as obras da FUVEST.

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  3. Obrigado professor e vamos arebentar nessa prova.

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  4. Ótimo post lau.. Muito obrigada;) e fique torcendo por nós!!!

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  5. Ótimo post, devo confessar que este blog é o único que eu confio para prestar atenção e tentar seguir o modelo da estrutura do texto, observo pontos de coerência e coesão, uso de argumentos, etc. Espero fazer, neste domingo, algo tão bem feito quanto seus textos.
    Abraço.

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    1. Muito obrigado pela consideração. Se consigo inspirar tudo isso, mais me sinto incentivado em continuar meu trabalho. E espero que você tenha uma excelente prova neste domingo!

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  6. LauDinah !!! Não é que apareceu o quadro do Picasso hj! rsrsrsrs

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