No
próximo
final de semana ocorre mais uma edição do ENEM, prova que, apesar
dos tropeços
dos últimos
tempos, conseguiu ganhar importância no universo dos vestibulandos. Infelizmente, de um valioso termômetro do nível de ensino do País, transformou-se em um
gigantesco vestibular, além de ferramenta de marketing de inúmeras utilidades. Entretanto,
é
mais útil
discutir o que o examinando precisa ter em mente neste domingo na prova de
Linguagens, Códigos
e suas Tecnologias.
O
ENEM é
uma prova que avalia competências e habilidades (o que não significa que não tenha vez por um outra um
lado conteudista). Assim, o que o candidato precisa demonstrar é sua capacidade de leitura e
interpretação
de diferentes tipos de texto, a matéria-prima da prova. Dessa
forma, é
importante reconhecer e entender diferentes modalidades textuais e captar como
elas funcionam socialmente. Assim,
deve-se entender, por exemplo, que um cartaz apresenta concisão e ligação entre imagem e código verbal em nome da
comunicação
imediata, ou que um editorial apresenta elementos argumentativos, que uma
propaganda tem preocupação em fixar a mensagem na mente no leitor.
Além disso, o candidato deve
saber relacionar diversas espécies de texto, verbais ou imagéticos, buscando não apenas semelhanças, mas também diferenças. Ou então reconhecer neles quais são os objetivos do seu autor e
a que público
se dirige. Num romance de José de Alencar, por exemplo, a descrição idealizada pode servir para
revelar que o escritor ou queria sofisticar o seu leitor, ou tinha em mente que
quem degustava sua obra era preocupado com ostentação de luxo. Por fim, deve-se
também
detectar que estratégias um texto possui para influenciar o seu
receptor. Basta lembrar que é comum propagandas de cerveja sempre
apresentarem gente feliz degustando o produto, dando a entender que se trataria
de um vital elixir da bem-aventurança.
No
fundo, o que o candidato vai ter de captar são os mecanismos de
funcionamento de um texto, perceber que palavras servem para conectar ou
retomar ideias, quais termos têm o dom de resumir ou simbolizar pensamentos ou
conjunto de valores. Assim, é de vital importância saber detectar a função da linguagem predominante -
quando em Memórias Póstumas de Brás Cubas o narrador confessa no
primeiro capítulo
que por um bom tempo hesitou se começava sua biografia pelo
nascimento ou pela morte, ele fez com que a narrativa discorresse sobre ela
mesma, o que configura a função metalinguística. Ou então notar como a linguagem pode
se usada para fazer com que o leitor
preste atenção
à
sua construção,
configurando a função poética, muito bem vista, por
exemplo, no largo emprego de proparoxítonas em "Balada do
Mangue", de Vinicius de Moraes, servindo para representar a situação anormal e canhestra de a
feminilidade ser usada para prostituição. Além disso, o aluno pode ser
instigado a reconhecer a capacidade que os textos têm de preservar nossa
identidade e nosso patrimônio cultural. É o que se vê, por exemplo, no poema
"Não
Sei Dançar",
de Manuel Bandeira, ou no romance Amar,
Verbo Intransitivo, de Mário Andrade, em que se apresenta o corso: em
ambos descreve-se como se festejava o Carnaval em tempos passados, no salão ou no corso.
Quadro de Portinari retratando a zona de prostituição do Mangue no Rio de Janeiro. |
Ainda
nesse escopo, quem vai prestar ENEM precisa levar em consideração que a língua é um instrumento social e,
portanto, suscetível a variações ligadas ao contexto em que
é
utilizada. Logo, não existe um padrão único, mas vários, que são os níveis de linguagem, todos legítimos, cabendo apenas
observar em que situações são adequados. Deve-se então aceitar que a publicidade,
entre tantos outros gêneros, utiliza linguagem coloquial para
garantir maior alcance à sua mensagem. O que não significa que o padrão culto perdeu sua utilidade:
há
momentos em que ele é vital, como na documentação científica ou na redação de regulamentos.
Com
relação
ao corpo, não
se deve esquecer que ele é capaz de carregar e transmitir significados,
promovendo a criação de identidade, a integração social e a satisfação de necessidades cotidianas.
Quando se dança,
por exemplo, pode haver uma preocupação em seduzir, divertir, assim
como quando se pratica esporte pode estar-se buscando conhecer pessoas ou mesmo
competir e garantir a primazia dentro de um grupo social.
O
ENEM cobra também a análise da arte em suas múltiplas manifestações, todas legítimas, não importando se é um quadro de Cézanne, um concerto de Bach,
um grafite nos muros de São Paulo ou o funk erotizado e marginal dos
morros do Rio de Janeiro ou de ostentação da periferia de São Paulo. Seguindo essa linha,
é
vital entender que o conceito de beleza, essencial para a manifestação artística, não é universal, pois é um fenômeno cultural e, portanto,
relativo: tanto é bela uma top model como Gisele Bündchen quanto uma miss plus size ou mesmo uma mulher de pescoço de girafa da Tailândia.
Mulher com pescoço de girafa da Tailândia. |
Dentro
do campo artístico,
atenção
especial deve ser dada à literatura. É importante perceber que esse
tipo de produção
está
sempre inserido em seu momento e por isso revela características do seu contexto histórico, social e político. Assim, deve-se lembrar,
por exemplo, que o Romantismo, surgido 14 anos após a independência do Brasil, acaba
naturalmente expressando ideais nacionalistas. Ou que o Primeiro Tempo
Modernista, surgido numa época em que a industrialização de São Paulo já estava se mostrando
marcante, acabaria tendo tendências futuristas. Mas é importante notar dentro dos
textos literários
quais concepções
de sua função
ou do processo de construção eles apresentam: um romântico acreditaria que sua
arte é
essencialmente emoção e, se a obra conseguiu tocar o coração do leitor, já cumpriu sua função estética, sem que haja preocupação com a forma, o que é o oposto da visão parnasiana, que põe em primeiro plano o
artesanato da palavra, ou do Realismo, que privilegia a crítica social. Além disso, é necessário lembrar que certos temas
não
se prendem a uma escola literária: a valorização da cultura popular, por
exemplo, pode ser vista no Romantismo e no Modernismo, assim como o
endeusamento da mulher está presente no Trovadorismo, no Classicismo, no
Romantismo e no Modernismo de Vinicius de Moraes.
Por
fim, o candidato precisa estar antenado às novas tecnologias, sabendo
identificá-las,
além
de mostrar-se capaz de entender seu funcionamento e o impacto social que elas
provocam na comunicação e na difusão de conhecimento. De fato, a
internet tem servido para que ideias circulassem de maneira espantosa, não apenas nas redes sociais,
em que pessoas trocam informações, opiniões e conhecimento, mas também por meio de comunicadores
instantâneos
(síncronos)
ou por e-mail e fóruns (assíncronos). Basta lembrar como
as manifestações
de rua do semestre passado foram alimentadas pelo Twitter e Facebook. Ou então como o contato com arte e
entretenimento ganhou novas dimensões, pois a qualquer hora é possível ver um programa de 2013
ou de 1969 pelo Youtube ou Netflix. Livros podem ser lidos em pdf, músicas ouvidas em mp3, o que
faz a produção
intelectual alcançar um nível antes imaginável, ao mesmo tempo em que
questões
como direitos autorais passam a ser repensadas.
Em
suma, a proposta do ENEM, apesar dos tropeços que o arranharam, é muito bem intencionada:
avaliar o aluno dotado de competência linguística, aquela que será, pois, um profissional e um
cidadão
eficiente. Resta então aO
Magriço Cibernético desejar que seus leitores
tenham um excelente desempenho neste final de semana. Boa prova a todos!
Muito bom!
ResponderExcluirMuito obrigado pelo elogio e por ter lido!
ExcluirLau, parabéns pelo texto!Ficou ótimo! =)
ResponderExcluirFico feliz por você ter gostado!
ExcluirExcelente! Compartilhando em 3,2,1 ...
ResponderExcluirMuito obrigado, mestre discípulo, discípulo mestre!
ExcluirMuito bom Lau ! Belo trabalho.
ResponderExcluirObrigado! Divulgue para os seus amiguinhos. Conhecimento precisa ser compartilhado!
ExcluirÓtimo, adorei!
ResponderExcluirQue bom que você adorou! Espero que tenha sido útil.
ExcluirGrande Lauder. Parabéns pelo texto. Ficou sensacional!
ResponderExcluirQue bom que você curtiu! Espero que tenha sido útil para você.
ExcluirRealmente os textos desse blog nos auxiliam muito, principalmente esse que se refere ao enem! Parabéns pelo conhecimento!
ResponderExcluirObrigado por gostar do blog. Aproveite para participar dele. Quero seus comentários!
ExcluirMuito bom, obrigada pelas dicas!
ResponderExcluirQue bom que gostou! Torço para que tenham sido úteis!
ExcluirÓtimo texto! Me ajudou bastante! Parabéns Lau!
ResponderExcluirObrigado! E espero poder sempre te ajudar mais e mais!
ExcluirLaudemir, é a primeira vez que vejo um post seu, achei muito bom o texto e saiba que estas dicas vão ajudar muito.
ResponderExcluirEstou torcendo para que sejam mesmo! E para que você passe a frequentar O Magriço!
ExcluirMt bom :) boa sorte a todos
ResponderExcluirBoa sorte e bom desempenho!
ExcluirMuito bom, parabéns!
ResponderExcluirObrigado! Que bom que você gostou! Tenha uma boa prova!
ExcluirSensacional Laudelindo! Parabéns!!
ResponderExcluirObrigado! Obrigado!
ExcluirAlém de bom professor escreve muito bem. Parabéns, prof. Laudemir! Adorei seu texto.
ResponderExcluirMuito obrigado pelas palavras positivas!
ExcluirMuito Bom Lau :) Pedro Marques aqui, aluno do objetivo santana. saudades de suas aulas
ResponderExcluirObrigado pelos elogios! Espero que o texto tenha sido útil para você. E também estou com saudade de você.
ExcluirMuuuuito bom o texto Lau, super útil. Parabéns e muito obrigada pelas dicas! Bia Sanches aqui *-*
ResponderExcluirMuito obrigado, querida! Tenho certeza de que você fará uma excelente prova!
ExcluirLau,adorei o texto!
ResponderExcluirAs orientações foram de muito proveito na hora da prova!
Brigadão!
Bjuuus
Obrigado! Mas você fez a prova?
Excluir